MARIELLA HORIANSKÏ
Esta MINI BIO (biografia) é um mergulho profundo na minha vida e experiência profissional como artista plástica argentina, onde que encontrei na vida no meu pais e no Brasil não apenas um lar, mas também uma tela em branco para criar ("plasmar") obras inspiradoras.
Nasci na cidade de Posadas, interior da República Argentina. Em uma região de selva exuberante, importantes cursos de água, com temperaturas cálidas e onde estão sempre presentes as cores vibrantes da flora e fauna nativas. Terra de imigrantes europeus, sou descendente de Alemães e Ucranianos.
Sempre estive próxima a arte. Percorri estes caminhos através da "Arte Decorativa" - madeira, porcelana, cerâmica, escultura, etc. Nessa caminhada busquei aprofundar o conhecimento formal junto à experiência de "fazer", e realizei Professorado de Artes Plásticas e Design.
Casada e, com o primeiro dos três filhos da família, emigramos ao Brasil para reescrever a nossa história. Num país novo que cresceu à luz de colonização alemã, italiana, espanhola, ucraniana e polonesa, crisol de raças e população acolhedora; com estações bem definidas, com frio e calor, abundante colorido natural e geografia desafiadora, fortes tradições - o que em seu conjunto potencializou a sensibilidade e emotividade.
Fui descobrindo meu propósito de provocar reflexão em quem se permitisse participar da interlocução com a obra, e causar uma transformação naquele "instante" de sua vida.
Busco constantemente expressar os meus sentimentos e emoções plasmados no ressignificado das cores, formas, texturas, luzes e sombras, me permitindo falar sobre a natureza e as percepções na vida cotidiana.
ARTIST STATEMENT
Observada a natureza com todo seu esplendor e a sua perfeição, me afasto dela para ressignificar a realidade em pinturas de formas e cores fluidas e intensas; uma espécie de energia onde não se reconhece o mundo real, ou aquele que carregamos na nossa memória.
Entendo a cor como uma necessidade vital, concebo a existência do homem num ambiente colorido, com energia, sensível e cheio de vida. Transformo a realidade em sensações e emoções buscando assim, impactar o mundo interior no instante da contemplação das obras.
O jogo das formas, cores e texturas nos conduz, ao encontro de nós mesmos, nos fala sobre a razão de existir, própria, aberta, luminosa; nos fala sem falar, se expressa com a cor como uma dança na fluidez do movimento, com uma nova interpretação repassada na proporção e intensidade da força de cada traço nas obras apresentadas.
Vamos nos deixar levar para um mundo emocional e sublime que vai desde o tangível ao intangível... objetivo ao subjetivo... realidade à irrealidade... do mundo racional ao sensível, do ordinário ao extraordinário... Sai do detalhe da perfeição à imperfeição, conformando uma estética misteriosa do imaginário na busca de si mesmo, da sua natureza e existir. O que realmente é a arte abstrata.
Espero despertar a curiosidade do espectador para cenas desconcertantes do lugar que habitamos, não sobre explicar as emoções, mas senti-las diretamente em momento único.