top of page
Foto do escritorMariella Horianskï

O sentido da arte abstrata

A arte abstrata


Independentemente da sua vertente, seja ela geométrica ou informal, tem o poder de mexer com o imaginário das pessoas. Diferente da herança renascentista das academias de arte e da estética greco-romana, o conceito de “belo” proposto pelo abstracionismo trouxe consigo a ruptura com qualquer tipo de padrão.


Movimentos como cubismo, surrealismo, dadaísmo, expressionismo e futurismo foram os pioneiros a buscar o rompimento com os antigos valores estéticos. A partir disso, então, surge aquilo que intitulamos de abstracionismo. E essa vertente, caracterizada, sobretudo, pela “não representação”, buscou trazer à tona um novo estilo de arte, em que as formas, cores, linhas e texturas tornaram-se objetos de pesquisa dos artistas.


Por muito tempo, esse conceito de arte causou estranheza a todos aqueles que prezavam pelo tradicionalismo existente até então. Como na poesia, o “eu lírico”, que expressa emoções, sentimentos e pensamentos do poeta, na arte abstrata, o artista retrata, sem dependências do mundo externo, seu inconsciente e seu instinto, por meio de formas orgânicas, composições e cores vibrantes.


Mas, além de toda a técnica e expressividade trazidas pelo abstracionismo, a parte mais interessante está na subjetividade que cada obra carrega consigo. Como o artista possui total liberdade para traduzir em tela os seus sentimentos – sentimentos estes que, muitas vezes, o próprio artista não possui domínio ou conhecimento no momento – o resultado final é sempre surpreendente.

Jackson Pollock. Suas obras foram uma referência para todos os artistas da arte abstrata.
Jackson Pollock. Suas obras foram uma referência para todos os artistas da arte abstrata. (foto: flickr)


Mas, afinal, qual o sentido da arte abstrata?


As obras de arte abstrata (como as da Mariella Horianskï _ arte) tem a capacidade de tocar desde aquele que a produz até aquele que a consome. É uma conversa entre o espírito criativo do artista com aquele que a aprecia. E o melhor: cada espectador, ao vislumbrar a obra abstrata, é impactado de maneira diferente, de acordo com sua interpretação pessoal e vivência anterior. Ou seja, quando falamos em abstracionismo, pode-se dizer que o impacto final sempre é subjetivo, o que torna esse modelo artístico verdadeiramente um mergulho no inconsciente de cada um.


Obra de Mark Rothko. "A Realidade como Cor"
Obra de Mark Rothko. "A Realidade como Cor".

Desde a sua origem, na metade dos anos 40, o expressionismo abstrato vem possuindo forte papel na desconstrução humana. Durante esse período, artistas como Pollock, Rothko, Kooningm, experimentaram os diversos limites de tal estética. E é justamente esse o sentido da arte, seja ela qual for. Desintegrar a realidade, criar novas perspectivas, ângulos e visão de mundo. Quando isso ocorre, é porque a obra cumpriu seu papel.


A Arte Abstrata é esse mergulho profundo no interior do artista e do contemplador da obra é que dá todo o sentido à obra. Da mesma forma que o artista, ao dar início à obra, não sabe exatamente qual será o resultado final, também não se sabe qual será a interpretação do apreciador. E aí o encanto do abstracionismo e tudo aquilo que ele representa. O abstracionismo traz consigo uma imensidão de sentimentos, sensações e significados que impactam a cada pessoa de uma forma diferente.


Willem de Kooning - Transcendeu com sua pintura gestual os limites entre abstração e figuração.
Willem de Kooning - Transcendeu com sua pintura gestual os limites entre abstração e figuração.

445 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page